Bandeira destaca modernização do processo legislativo em quatro anos de gestão

14 Abr 04:15 2018 UniversoJus Imprima este artigo

Ao fazer um balanço de quatro anos à frente da Secretaria Geral da Mesa (SGM) do Senado, o consultor legislativo Luiz Fernando Bandeira destacou como marca do período o estilo de gestão aberto à participação de servidores e outros colaboradores e a modernização do processo legislativo, com a substituição dos painéis eletrônicos e do sistema de votação eletrônica do Plenário.

— Antes, o painel não auxiliava o senador. Ele chegava ao Plenário e não sabia qual era a orientação do seu partido, pois isso não era mostrado. Agora não, o painel informa, em vários campos, sobre o que está sendo votado, qual número da matéria, qual a orientação do partido. E essa modernização também ocorreu nas comissões. Com a instalação de computadores e painéis eletrônicos, houve uma economia enorme de papel e tempo nas votações — destaca Bandeira.

Outro avanço ressaltado foi o novo projeto gráfico do Relatório Anual da Presidência. Considerado um dos mais importantes documentos produzidos pelo Senado, a publicação não era convidativa à leitura, conforme explica o secretário.

— O relatório anual também é importante por ser o documento que vai para o Arquivo, no qual historiadores e pesquisadores buscam informações do que aconteceu no Senado naquele ano. O antigo formato gastava muito papel e criava uma publicação cheia de tabelas. Já o novo formato, mais simples e leve, possui diversos tipos de gráficos, é visualmente mais agradável e, mesmo tendo o tamanho impresso de apenas 20% do anterior, é muito mais informativo, pois também é online — salienta.

A publicação tem impresso em cada página informativa um QR Code (um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela câmera do celular) que leva o leitor diretamente para a internet, onde pode se aprofundar sobre as informações legislativas apresentadas.

Segundo Bandeira, o processo de modernização do sistema legislativo ainda não foi concluído. Um grupo de trabalho desenvolve a integração entre os sistemas legislativos da Câmara e do Senado, para facilitar a busca de informações já a partir da próxima legislatura, no ano que vem.

— Hoje é muito difícil pesquisar no site do Senado uma matéria que teve origem na Câmara, pois quando chega aqui, a matéria muda de número. A mesma coisa ocorre com as matérias que saem daqui para lá. Então, essa integração de sistemas visa, principalmente, manter a numeração das matérias para facilitar a pesquisa quando a tramitação delas estiver ocorrendo na outra Casa — explicou o secretário.

Outro sistema que deve evoluir nos próximos meses é o do painel eletrônico, que será conectado diretamente à internet. Isso irá possibilitar que o resultado das votações possa ser visto imediatamente pelo internauta.

— As pessoas poderão acessar o site do Senado e visualizar o painel eletrônico como se o estivessem vendo [no plenário]. Vão aparecer todas as informações no site da mesma forma que está no painel — explica.

O secretário geral da Mesa lembra que, apesar de ser uma área administrativa assemelhada a um cartório, em virtude de os servidores terem fé pública e emitirem certificados todos os dias, a área não precisa se utilizar de sistemas e ferramentas de trabalho obsoletas.

— A SGM é um cartório de processo legislativo, um repositório oficial de informação legislativa, mas não precisa ser antiquada. Estamos tentando evoluir nosso meio de trabalho para dar uma roupagem mais moderna a todo o processo.

Processo legislativo

A Secretaria Geral da Mesa é responsável por prestar assessoria direta às mesas e às sessões plenárias do Senado Federal e do Congresso Nacional, além de secretariar as reuniões das mesas e dos líderes do Senado e do Congresso.

O órgão também promove a gestão do processo legislativo eletrônico, coordenando as atividades relacionadas ao provimento de informações pertinentes às matérias legislativas às normas jurídicas, aos pronunciamentos e ao exercício do mandato parlamentar, bem como o atendimento ao usuário do processo legislativo.

Fonte: Agencia Senado

em Notícias
Comente

0 Comentarios

Comente

Seus dados estão seguros
Seu endereço de e-mail nunca será publicado, nenhum dado seu será compartilhado.
Todos os campos são obrigatórios.

Últimos Correspondentes

Jhonatan Alves Dambrós

Advogado de Apoio

CAMPO GRANDE(MS) e mais 3 cidades

Solicite uma Diligência

Jessica Maria Rocha Gadelha

Advogado de Apoio

FORTALEZA(CE) e mais 7 cidades

Solicite uma Diligência

Gleise Meire De Moraes

Advogado de Apoio

RIO VERDE(GO) e mais 3 cidades

Solicite uma Diligência

Socialize-se

Relacionados

CCJ inaugura informações sobre votação no painel eletrônico

Os deputados vão ter mais informações para votar pelo processo eletrônico nas comissões da Câmara dos Deputados. O sistema informa que votação está ocorrendo, e o que significam as opções ...

Câmara inaugura informações sobre votação no painel eletrônico

Os deputados vão ter mais informações para votar pelo processo eletrônico nas comissões da Câmara dos Deputados.A Câmara iniciou nesta quarta-feira a instalação de painéis eletrônicos nas entradas do corredor ...

Senado quer saber opinião do usuário sobre portal da Atividade Legislativa

O Senado quer saber a opinião do usuário sobre o portal da Atividade Legislativa, que reúne informações, inclusive em tempo real, sobre as sessões do Plenário e do Congresso, as ...

Novos produtos do ILB/Interlegis serão apresentados em conferência dos Legislativos estaduais em Gramado

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado, participará mais uma vez da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que este ano será realizada entre 9 a 11 de ...

Eleição da Mesa do Senado utilizará nova urna eletrônica

A eleição da Mesa do Senado Federal, que ocorrerá nesta quarta-feira (1), terá a utilização de nova urna eletrônica, desenvolvida pela Câmara dos Deputados para eleger o presidente do Senado ...

Universojus é um site que busca informar no meio jurídico,
político e social o que há de mais atual
no espaço do direito em sociedade.

UniversoJus.com.br

Copyright © 2018 UniversoJus. All Rights Reserved.